sábado, 23 de março de 2013

Prefeitura de Bayeux trabalha para normalizar serviço em hospital infantil



A Prefeitura Municipal de Bayeux tem trabalhado diuturnamente para normalizar os atendimentos no Hospital Materno Infantil João Marsicano. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fernando Ramalho, a gestão recebeu o equipamento em situação caótica, cheia de não conformidades para a atividade normal da medicina e necessitando de vários investimentos. A equipe da Secretaria de Saúde também encontra várias dificuldades para manter os profissionais em plena atuação no referido equipamento.

Segundo o secretário, a gestão implantará várias mudanças para melhorar a qualidade do atendimento no Hospital Materno Infantil, além de buscar transformar a unidade em área exclusiva para pediatria e obstetrícia. Uma delas é a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para casos de urgência. A medida desafogará a demanda por atendimento na instituição, que hoje, abriga também a unidade de Pronto Atendimento (PA) de Bayeux.
Além disso, os pacientes que procurarem a maternidade para a realização de exames clínicos e de raios-x, serão encaminhados para um novo Centro de Especialidades e Laboratório Central que a Prefeitura irá construir nos próximos meses.

“Quando direcionarmos esses serviços para as novas unidades, conseguiremos que o Hospital Materno Infantil, finalmente, volte a exercer a sua função principal, que o de hospital maternidade. Mas, isso não é uma coisa que se faz do dia para noite. Apesar do pouco tempo de gestão, a prefeitura vem correndo atrás dos recursos necessários para implantar esses novos serviços”, explicou o secretário.
Fernando Ramalho ainda lembrou as dificuldades encontradas pela atual gestão de Bayeux. “Herdamos a saúde de Bayeux com equipamentos totalmente sucateados e estamos realizando os ajustes necessários. Mas, evidentemente, que isso demanda tempo, pois, essas melhorias estão sendo feitas em pleno exercício da gestão. Outro problema encontrado na instituição é a demanda profissional extremamente escassa no município. Só agora, após quase três meses, é que estamos conseguindo completar as escalas”, disse.

Hospital estava interditado
Em dezembro, o Hospital Materno Infantil João Marsicano havia sido interditado eticamente pelo Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) e também pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), no entanto, graças a liminar concedida pela Justiça, que foi impetrada já pela atual gestão, a direção conseguiu reabrir as portas para atender ao público.
“Já conseguimos corrigir algumas não conformidades apontadas naquela ocasião. Estamos melhorando a estrutura da maternidade, consertando equipamentos quebrados, adquirindo novos, enfim, estamos fazendo todas as adequações que o relatório do corpo de bombeiros apontou, mas, isso requer tempo. Apesar de todos os problemas, imagine se o Hospital permanecesse fechado? Onde essas crianças seriam atendidas? Seria o caos”, frisou o secretário.

Relatório
Nesta sexta-feira (22), terminaria o prazo para a Prefeitura Municipal de Bayeux apresentar uma proposta de melhoria do Hospital Materno Infantil e para firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), junto ao Ministério Público. No entanto, na próxima quarta-feira (27) o prefeito, Dr. Expedito Pereira, o procurador Geral do município, Ricardo Sérvulo e a procuradora Geral-Adjunta, Alice Queiroga, se reunirão com a promotora de Justiça, Maria Edilígia Chaves Leite, para discutir essas providências urgentes e as melhorias.

 Bayeux News com Secom-Bayeux

Nenhum comentário:

Postar um comentário