segunda-feira, 28 de maio de 2012

Maranhão tem preferência para prefeitura da Capital; mas perderia em 2º turno com Agra



O ex-governador José Maranhão (PMDB) mantém a preferência dos eleitores para a prefeitura de João Pessoa, com 23,4% das intenções de voto. Ele está apenas 0,3% à frente do segundo mais indicado pela população, Luciano Agra (PSB), que deteve 23,1% das intenções de voto. O cenário estimulado foi divulgado pela pesquisa do Instituto Datavox, registrada no último dia 23 de maio no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com protocolo de número - 00010/2012-TSE-TER-PB.

Nesse cenário, os dois candidatos estariam automaticamente em um empate técnico. O terceiro mais indicado pelo público entrevistado na pesquisa foi o senador Cícero Lucena (PSDB), que aparece com 17,9% das intenções de votos. A pesquisa aconteceu nos dias 19 e 20 deste mês e entrevistou 809 pessoas com mais de 16 anos em 60 bairros da Capital.

O empate técnico entre José Maranhão e Luciano Agra também é verificado na pesquisa espontânea, em que ambos recebem 4,8% das intenções de votos. Contudo, em um cenário simulado de disputa do segundo turno entre José Maranhão e Luciano Agra, é o atual prefeito quem leva a melhor, sendo escolhido por 36,8% dos entrevistados, enquanto o ex-governador é escolhido por 30,5%.

Já em um segundo cenário estimulado pela pesquisa, que propõe os nomes dos pré-candidatos até então definidos, o percentual de intenções de votos para José Maranhão cai para 24,1%, mas ainda 5,6% à frente do segundo colocado, Cícero Lucena, que recebeu 18,5% das intenções. Na terceira colocação aparece Estelizabel Bezerra, com 9,8%, superando o petista Luciano Cartaxo, que recebeu 9% das intenções dos entrevistados.
Logo em seguida aparecem Toinho do Sopão, com 3,6%; Nonato Bandeira, com 2,8% e Lourdes Sarmento, com 1,5%. Indecisos foram 16,5% e brancos ou nulos foram 14,2%.
No outro extremo da pesquisa, entre os candidatos com maior rejeição entre os eleitores, a liderança é de Cícero Lucena. Do total de entrevistados, 18,4% disseram que não votariam de forma alguma no senador para prefeito de João Pessoa. Logo em seguida aparece o ex-governador José Maranhão, com 17,3%; Toinho do Sopão, com 10,9%; Estelizabel Bezerra, com 8,4%; Lourdes Sarmento, com 5,7% e Luciano Agra, com 3,2%. Luciano Cartaxo e Nonato Bandeira receberam os menores percentuais de rejeição, ambos com 3,1%.


Paraíba Já





Nenhum comentário:

Postar um comentário