sexta-feira, 22 de junho de 2012

Destaque para o turismo: Aeroporto Castro Pinto tem o 3º maior crescimento do Nordeste





Entre janeiro e maio de 2012, o aeroporto Internacional presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, registrou um movimento de passageiros 8,97% maior do que o mesmo período do ano passado. Foram 500.711 passageiros embarcando e desembarcando. Os números colocam o Castro Pinto na terceira colocação dos que registraram maior aumento de passageiros nos aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) no Nordeste.

No relatório divulgado nesta sexta-feira (22) pela Infraero, o aeroporto de Aracaju (SE) registrou maior crescimento no período (26,34%). O aeroporto de São Luís vem em segundo (13,97%). O equipamento de Fortaleza apresentou o quarto maior crescimento (4,95%), enquanto que Teresina aparece em quinto, com alta de 1,19%. Os de Recife e Maceió aparecem em sexto, com um crescimento de 0,65%.

Os destaques negativos nos cinco primeiros meses do ano ficaram com os aeroportos de Salvador, que apresentou queda de movimento de passageiros, de 6,7%, e Natal, com um índice negativo de 3,69%, no período.

Novos destinos

Na avaliação da presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, o crescimento da movimentação de passageiros nos aeroportos de João Pessoa, Aracaju e São Luis  reforça a tendência de que os turistas estão procurando novos destinos no Nordeste. "Há roteiros que já estão meio saturados e a Paraíba se destaca com muitas opções”, avalia Ruth.

Ela enfatiza também que as ações de divulgação que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da PBTur, já apresentam resultados positivos. "Temos investido nos principais mercados emissores de turistas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, dentro das maiores operadoras de turismo do Brasil, que passaram a vender mais a Paraíba”, analisa a presidente.

Por outro lado, afirma Ruth Avelino, é necessário entender que movimento de passageiros não representa a presença maior de turistas nas cidades, pois nem todo passageiro é turista. No entanto, segundo a executiva, dados registrados pela diretoria de Economia e Fomento da PBTur apontam um aumento de 7,34% no fluxo de turistas em hotéis, na capital paraibana, nos cinco primeiros meses do ano, e de 7,31% em todo o Estado no mesmo período.
 

Bayeux News com Paraíba Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário