segunda-feira, 18 de junho de 2012

Pré-candidato a vice-prefeito de Bayeux corre risco de se tornar ‘ficha suja’



O vereador Cariolando Félix (PSDB), lançado como pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo DEM, em Bayeux, está sendo investigado pelo Ministério Público do Estado, por meio da Comissão de Combate à Improbidade Administrativa na Paraíba, que repassou denúncia  à promotoria da Defesa do Patrimônio Público.

Cariolando responde na 2ª Vara da Justiça, em Bayeux, à notícia-crime que envolve os dez vereadores da Câmara. O promotor Jonas Abrantes investiga o vereador que é acusado de contratar assessores fantasmas e ainda de se apropriar criminalmente dos salários dos funcionários, conforme processo no Mistério Público.

Iniciado ano passado, o processo teve movimentação no último dia 25 de maio e deve ser concluído nos próximos dias. Se condenado, Cariolando Félix poderá ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa e se tornar inelegível por oito anos, tendo seus direitos políticos suspensos.

De acordo coma Lei, “são inelegíveis os que forem condenados à suspensão dos direitos políticos, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, por ato doloso de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito.”

O problema enfrentado pelo vereador do PSDB dificulta uma composição política no município já que a qualquer momento ele pode ser condenado pela justiça. A denúncia foi trazida, à época, pelo blog do jornalista Luis Torres.

Em sentença proferida no último dia 31 de janeiro, o juiz Tércius Gondim Maia, da 2ª Vara Federal, condenou a ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral (DEM) por ato de improbidade administrativa, determinando, dentre outras penalidades, a suspensão dos direitos pelo prazo de três anos, contado do trânsito em julgado.

Determinou ainda o pagamento de R$ 41 mil em favor da União e o pagamento de multa civil no valor correspondente à sua última remuneração na qualidade de prefeita.

Paraíba Já com Politicabayeuxpb

Nenhum comentário:

Postar um comentário